Sempre escuto no consultório a seguinte frase “nutri, de dia eu quase não sinto fome, mas depois das 18h, eu fico morrendo de fome!
E posso te auxiliar nessa questão! Algumas mudanças alimentares podem te ajudar a evitar o pico de fome à noite.
- Inclua uma fonte de proteína em todas as suas refeições.
As proteínas, além das inúmeras funções metabólicas, vão fornecer SACIEDADE!
Então, certifique-se de que todas as suas refeições sejam nutritivas e satisfatórias. Isso pode ajudar a regular a fome ao longo do dia e evita os excessos à noite.
- NÃO PULE O CAFÉ DA MANHÃ!
Sim! Ele é a refeição mais importante do dia.
No café da manhã, opte por associar aos carboidratos fontes de proteínas e fibras, como iogurte grego com frutas, crepioca, pão integral com abacate e ovo ou sanduiche natural pão com pastinha de atum (atum + creme de ricota). Esses alimentos ajudam a manter a saciedade por mais tempo.
- Aumente a ingestão de vegetais
Almoço: Não esqueça de incluir mais vegetais no seu prato! Capricha na variedade de cores para consumir uma maior diversidade de nutrientes. Indico 50% do prato composto por legumes e verduras.
Jantar: Certifique-se de que o seu jantar seja balanceado, com uma boa combinação de proteínas magras, carboidratos e vegetais (fibras). Isso ajuda a evitar a fome logo após a refeição.
- O básico é beber água
Às vezes, confundimos sede com fome. Então, consuma bastante água ao longo do dia. Ideal 35ml x seu peso. - Evite açúcares e carboidratos simples
Doces e carboidratos simples, de forma isolada, podem causar picos de açúcar no sangue, seguidos por quedas rápidas, aumentando a fome. Prefira sempre uma refeição mais completa!